[Calopsitas] Abandono de filhotes?
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
Esse sou EUSex 12 Abr - 19:17Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Tópico com dicas sobre fibra e torneio.Sex 12 Abr - 9:19Eduardo Machado
Porque as aves não desequilibram quando dormem?Sex 12 Abr - 9:12Eduardo Machado
Certificado A3Qui 4 Abr - 9:38Mariana Machado
Certificado SISPASS- IBAMA A3Qui 4 Abr - 9:33Mariana Machado
Boleto SispassQui 4 Abr - 9:31Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
ThiagoCarvalho
ThiagoCarvalho
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 1
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Rio de Janeiro

[Calopsitas] Abandono de filhotes? Empty [Calopsitas] Abandono de filhotes?

Ter 4 Set - 1:24
Olá a todos,
Primeiramente, sou novo aqui no fórum. Sempre acompanho e tiro dúvidas pesquisando em vários fóruns sobre pássaros, mas desta vez estou com uma preocupação que achei melhor me registrar e obter opiniões. Inclusive tentei me registrar em alguns fóruns próprios para calopsitas, mas não tive sucesso (ou tinham erros ou bloqueavam o registro de novos usuários =/ )

Pois bem, tenho um casal de calopsitas, os mesmos tiveram 4 ovos, e nasceram 3 filhotes. Começaram a nascer no dia 13 do mês passado, então estão entre 17 e 21 dias.

Ok, os pais tem sido ótimos, comem mesmo por 5, os 3 filhotes parecem bem saudáveis.
Neste último fim de semana, fiz a papinha (comprada na loja, de boa qualidade) e comecei a dar à eles (com uma seringa) apenas com o intuito de amansá-los, e não de assumir a alimentação. Não os retirei do ninho, apenas coloco um pouco de papinha para que se acostumem comigo.

Até aí tudo bem, os pais continuaram como se nada tivesse acontecido. Só que hoje, ao alimentá-los, notei que havia uma boa quantidade de formigas dentro do ninho. Até então não havia mexido com medo dos pais abandonarem os filhotes.

Eu e meu pai então aproveitamos enquanto os pais passeavam pela casa, e tiramos com uma luva os 3 filhotes, colocamos numa caixa de sapato em cima de um pano, e tiramos toda a "crosta" que havia dentro do ninho, nos livrando também de todas as formigas. Após isso, botei serragem nova e recoloquei os 3 filhotes lá dentro.

Até aí tudo bem, o pai chegou a entrar e alimentá-los, mas estou muito preocupado porque a mãe, que até então ficou com eles todas as noites, dessa vez está dormindo do lado de fora, deixando os 3 la dentro sozinhos.

Minha pergunta é: tenho que me preocupar mesmo? Será que ela ainda volta ao ninho para ao menos alimentá-los? Se o pai não abandonar, ele vai alimentar o suficiente? E se abandonarem mesmo, tem algo que eu possa tentar fazer para que eles os "aceitem" novamente?

os filhotes já estão com algumas penas,mesmo que pequenas, então me preocupo também se eles nessa idade já aguentam ficar sozinhos o dia inteiro caso eles não entrem mais.

Por favor, se alguem puder, me responda o quanto antes, pois não quero de forma alguma perder os filhotes por conta de uma coisa que eu tenha feito de errado (à propósito, eu fiz mal em limpar o ninho para livra-los das formigas?)

É isso, vou acompanhar o forum, as dicas, e postando novidades e dúvidas conforme aparecerem, ok? =D
jeanvictorbp
jeanvictorbp
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado
Mensagens : 565
Pontos : 610
Reputação : 21
Data de inscrição : 06/08/2012
Localização : rio de janeiro

[Calopsitas] Abandono de filhotes? Empty Re: [Calopsitas] Abandono de filhotes?

Ter 4 Set - 8:26
Meu amigo voce deve esta preocupado sim mas nao tanto,se eles abandonar mesmo pode fazer duas coisas: voce tem outro casal ?? se tiver tente aproximar os filhotes pois eles podem aceitar mas para nao correr o risco faça a alimentaçao voce e mais seguros . Eu so costumo alimentar os filhotes quando estao todos empenados e com uma semana de sair do ninho ok mande noticias.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos