tudo sobre azulão
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
Esse sou EUSex 12 Abr - 19:17Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Tópico com dicas sobre fibra e torneio.Sex 12 Abr - 9:19Eduardo Machado
Porque as aves não desequilibram quando dormem?Sex 12 Abr - 9:12Eduardo Machado
Certificado A3Qui 4 Abr - 9:38Mariana Machado
Certificado SISPASS- IBAMA A3Qui 4 Abr - 9:33Mariana Machado
Boleto SispassQui 4 Abr - 9:31Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
aleffy arnaldo
aleffy arnaldo
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior
Mensagens : 138
Pontos : 183
Reputação : 23
Data de inscrição : 23/03/2013
Localização : sorocaba

tudo sobre azulão Empty tudo sobre azulão

Sáb 15 Jun - 22:44
Saiba tudo sobre o Azulão

O Azulão, (Cyanocompsa Brissonii), também é conhecido como Azulão-verdadeiro, Azulão-bicudo, azulão-do-nordeste, guarundi-azul, azulão-do-sul, tiatã, Gurundi-azul e Reina-Mor. Ele mede aproximadamente 15 cm de comprimento, o macho é um pássaro de coloração exuberante, apresenta um azul intenso no corpo com as extremidades das asas mais escuras e as patas de coloração semelhante ao bico, que é de formato triangular e rude. A fêmea e os filhotes são marrons-pardos.

tudo sobre azulão Saiba%20tudo%20sobre%20o%20Azul%C3%A3oSaiba tudo sobre o Azulão


Em cativeiro o Azulão costuma ser dócil, manso e de fácil manejo, muitas vezes aceitando ser pego pela mão do criador ou de quem o trata, não demonstrando medo algum. Esta ave é encontrada na beira de pântanos, matas secundárias e plantações, do Nordeste e Brasil central ao estado do Rio Grande do Sul, bem como na Bolívia, Paraguai e Argentina e também no norte da Venezuela e Colômbia. Existem algumas diferenças, (como tamanho, peso e cor) entre espécies de regiões diferentes.

São territorialistas, não sendo possível vê-los em bando, sendo que os casais não dividem seu território com outros da mesma espécie. Os filhotes de azulão ficam com seus pais até um certo tempo, depois já partem para uma vida “independente”, pois o instinto territorialista do azulão não o deixará ficar por perto após estar na fase adulta. Se um macho invade o território de outro, com certeza haverá uma grande briga bem violento, por isso existe um certo respeito entre as aves e seus territórios.

O Azulão é um pássaro granívoro que se alimenta de sementes e insetos. É muito fácil encontrar misturas próprias para eles em lojas especializadas, sendo que está mistura balanceada de alimentos é considerada a ideal por muitos criadores. As larvas de Tenébrios podem ser oferecidas durante todo o ano, em especial na época de reprodução. As sementes preferidas são o Alpiste, Painço Comum, Senha, Arroz com casca, Girassol miúdo e Aveia. A água deve ser filtrada, renovada diariamente, em bebedouro limpo.

O azulão se reproduz entre setembro e fevereiro, constrói seu ninho não muito longe do solo e cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, sendo que eles podem ter de 03 a 04 posturas por temporada. Os filhotes nascem entre 13 e 15 dias após a fêmea botar os ovos, e podem ser separados da mãe entre os 35 e os 40 dias de idade.

Aprenda a reproduzir com sucesso o Azulão

O período de reprodução do Azulão no Centro Sul do Brasil é de setembro a fevereiro, coincidindo com o período chuvoso. A fêmea dá sinais de que está pronta para chocar quando começa a voar muito, a arrancar papel do fundo da gaiola, carregar capim no bico e levá-lo para o ninho. No manuseio do macho, o melhor é colocá-lo para galar e imediatamente afastá-lo para outra gaiola, assim pode-se utilizar um macho para várias fêmeas (poligamia). Pode-se deixar várias gaiolas com fêmeas em um mesmo local, desde que elas não se enxerguem. O acasalamento pode ser feito em Viveiros ou em Gaiolões.
tudo sobre azulão Aprenda%20a%20reproduzir%20com%20sucesso%20o%20Azul%C3%A3oAprenda a reproduzir com sucesso o Azulão

Em viveiro, o manejo é mais trabalhoso e o controle do ambiente é quase impossível; os filhotes costumam cair do ninho e morrem. As gaiolas de criação devem ser de puro arame, com medida de 60 cm comprimento x 40 cm largura x 35 cm altura, com quatro portas na frente, comedouros pelo lado de fora para dentro da gaiola, e com um passador lateral. A do macho pode ser a metade disso. Os ninhos devem ser de bucha, com 7 cm de diâmetro e 5 cm de profundidade no centro. Deve-se colocar bastante raiz de capim e pedaços de corda de sisal para estimular a fêmea.


O filhote nasce após treze dias do inicio do choco e começa a sair do ninho com cerca de 16 dias de idade, podendo ser separado da mãe com aproximadamente 35 dias. As anilhas serão colocadas entre o 7º e o 10º dia de vida. Cada fêmea choca de 03 a 04 vezes por ano, podendo tirar de 06 a 12 filhotes por temporada. As fêmeas do Azulão são excelentes mães, cuidam muito bem dos filhotes, por isso, muitos criadores as utilizam como babás para criar filhotes de bicudos.
MARCELO CORAÇÃO VALENTE
MARCELO CORAÇÃO VALENTE
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 7098
Pontos : 7889
Reputação : 464
Data de inscrição : 10/12/2010
Idade : 49
Localização : Rio de Janeiro /RJ, tropa de elite.
http://automobilismo.forumeiro.com/

tudo sobre azulão Empty Re: tudo sobre azulão

Dom 16 Jun - 1:22
Allefy, tem que colocar a fonte, ou seja de onde extraiu a matéria.
Bruno Melo
Bruno Melo
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 1887
Pontos : 2177
Reputação : 106
Data de inscrição : 07/11/2012
Localização : Minas Gerais

tudo sobre azulão Empty Re: tudo sobre azulão

Dom 16 Jun - 18:12
Boa materia.


" E Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8:28
Thiago Pereira Iza
Thiago Pereira Iza
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 2357
Pontos : 2495
Reputação : 114
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 38
Localização : RJ

tudo sobre azulão Empty Re: tudo sobre azulão

Dom 16 Jun - 21:52
Bela matéria , só coloque de onde tirou!!!
aleffy arnaldo
aleffy arnaldo
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior
Mensagens : 138
Pontos : 183
Reputação : 23
Data de inscrição : 23/03/2013
Localização : sorocaba

tudo sobre azulão Empty Re: tudo sobre azulão

Dom 16 Jun - 23:57
ta ai pessoal
http://casadospassaros.net/2011/04/saiba-tudo-sobre-o-azulao/
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos