Dúvida: Reprodução de calopsitas
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr 2024 - 9:56Eduardo Machado
Esse sou EUSex 12 Abr 2024 - 19:17Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr 2024 - 9:24Mariana Machado
Tópico com dicas sobre fibra e torneio.Sex 12 Abr 2024 - 9:19Eduardo Machado
Porque as aves não desequilibram quando dormem?Sex 12 Abr 2024 - 9:12Eduardo Machado
Certificado A3Qui 4 Abr 2024 - 9:38Mariana Machado
Certificado SISPASS- IBAMA A3Qui 4 Abr 2024 - 9:33Mariana Machado
Boleto SispassQui 4 Abr 2024 - 9:31Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
grillo
grillo
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 9
Pontos : 19
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/12/2015
Idade : 39
Localização : recife-pe

Dúvida: Reprodução de calopsitas Empty Dúvida: Reprodução de calopsitas

Qui 10 Dez 2015 - 22:17
Olá pessoal, estou aprendendo sobre reprodução de calopsitas, mas algumas dúvidas ainda me rondam, será que vocês podem me ajudar?

1. Vou tentar comprar casais já formados, com que idade devo comprar o casal?

2. Qual a vida útil de um casal? Ex.: com 1 ano e meio de idade ele está no início de sua fertilidade, com 2 anos está no seu auge, com 10 anos o casal ainda produz da mesma forma que com dois anos, com 15 anos começa a diminuir a quantidade e quantidade de ovos.

3. Os filhotes podem sair da gaiola do casal com quantos meses para ser levado para um viveiro comunitário?

4. Com quantos meses já posso vender os filhotes?

5. Qual o tamanho do viveiro comunitário com 100, 200 ou 300 unidades de calopsitas filhotes da mesma idade? Lembrando que quando os filhotes puderem ser vendidos, serão, então não ficarão até a fase adulta no viveiro.

Desculpa a quantidade de perguntas, mas gostaria de fazer as coisas da forma certa, obrigado!
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE
Mensagens : 5966
Pontos : 8925
Reputação : 565
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 58
Localização : São Paulo

Dúvida: Reprodução de calopsitas Empty Re: Dúvida: Reprodução de calopsitas

Sex 11 Dez 2015 - 22:20
Boa noite amigos Criadores de Pássaros !


1) A partir de 1 a 2 anos para formar casal jovem para reprodução. 

2) Até uns 4 anos, depois de 5 anos já vai aparecendo problemas devido a idade, lembrando que deve ser reproduzidas 03 ninhadas por ano,e depois repouso para não desgastar o casal.

3) Os filhotes mesmo se alimentando sozinho, é indicado separara-los dos pais em torno de 70/75 dias de vida.
Os filhotes terão que estar se alimentando sozinhos.

Em se tratando de filhotes que serão amansados no bico, o criador pode separá-los dos pais com aproximadamente 20 dias, e deixá-los num local adequado, como por exemplo, uma caixa plástica com furos, com fonte de calor próxima a ela (dependendo da idade dos filhotes e da temperatura ambiente) :

Um viveiro tem que ter um bom tamanho para abrigar, a escolha do tamanho o próprio criador que poderá decidir.
Dica: 2 metros de altura X 2 metros de profundidade é um bom tamanho.

4) A partir do momento que o filhote estiver se alimentando e quebrando sementes sozinho, pode ser a partir de 2 meses de idade.
Acontece muitos casos que o criador separa os filhotes para vender e não se preocupam de ver se o filhote se alimenta sozinho, o comprador não sabe disso, adquiri um filhote que não se alimenta sozinho e o filhote acaba morrendo de fome.

5) Com essa quantidade de pássaros para o viveiro comunitário, é melhor um de 4 metros na minha opinião.


CÉLIA
grillo
grillo
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 9
Pontos : 19
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/12/2015
Idade : 39
Localização : recife-pe

Dúvida: Reprodução de calopsitas Empty Re: Dúvida: Reprodução de calopsitas

Sáb 12 Dez 2015 - 10:24
Célia, obrigado pela resposta, realmente ajudou muito!

Fiquei com algumas dúvidas, 
Na pergunta 2 você fala que depois da terceira ninhada devo deixar o casal descansar, isso significa que depois de tirar os filhotes da primeira ninhada por exemplo, eu não devo tirar o ninho, só devo tirar o ninho depois da terceira ninhada para que eles descansem?

Na pergunta 5 você fala que o viveiro poderia ter 4x4x4 metros, é isso? Mas essas medidas suportam quantos filhotes? 100, 200, 300 ou mais filhotes?
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE
Mensagens : 5966
Pontos : 8925
Reputação : 565
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 58
Localização : São Paulo

Dúvida: Reprodução de calopsitas Empty Re: Dúvida: Reprodução de calopsitas

Sáb 12 Dez 2015 - 23:41
Boa noite amigos Criadores de Pássaros !

2) Pergunta : O ninho deve permanecer até a última ninhada, é necessário estar sempre limpo.

A partir de 15 dias os filhotes são menos alimentados pelos pais, é nesse momento que você terá que alimenta-los.

O motivo: Em alguns casos a fêmea começou a botar novamente e os filhotes se tornam intrusos, se o pai continua a tratar dos filhotes,
isso é bom !

5) Pergunta: O viveiro fica a critério do criador, o certo é você verificar se irá colocar de 100 a 300, talvez apenas um viveiro para essa quantidade não seria viável , seria considerado super lotação, que poderá prejudicar as aves.
Usei as medidas como exemplo para você ter uma base, mas na minha opinião é uma quantidade muito grande de pássaros, analise melhor.

Você precisa conhecer melhor o assunto de reprodução de calopsitas, o manejo correto é importante para ter sucesso.

Calopsita na reprodução aparece problemas e doenças, que você deve conhecer para que possa sanar qualquer problema.

Seria interessante você colocar as suas dúvidas por parte, só de uma vez dificulta os membros responderem a todas as suas dúvidas.

Espero ter ajudado !

CÉLIA
grillo
grillo
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 9
Pontos : 19
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/12/2015
Idade : 39
Localização : recife-pe

Dúvida: Reprodução de calopsitas Empty Re: Dúvida: Reprodução de calopsitas

Seg 14 Dez 2015 - 12:57
Célia, ajudou muito!

Sei que minhas dúvidas são superficiais, mas gostaria de dizer que estou na fase de projeto, estou em busca de dados para ver se é viável / rentável, estou em busca do ideal para os animais, sou uma pessoa que ama os animais, então se for para fazer, que seja de forma que os animais vivam no mínimo bem e tranquilas, sobre os cuidados, mais específicos irei ver mais para frente se o projeto for viável. 

Outra coisa, o projeto iniciará de forma gradual / modular, onde irei começar com uma quantidade pequena de casais para aprender a lidar com elas e depois vou aumentando a quantidade de casais e de viveiros para os filhotes.
Outra informação importante é que os animais terão atenção exclusiva 8h por dia.

Dito isso, 
como só ficou em aberto os viveiros onde ficarão os filhotes, gostaria de dar alguns exemplos para os mais experientes tentarem me ajudar.

O ideal para 1 viveiro para calopsitas é que seja mais comprido e menos largo ou o formato quadrado é mais recomendado?
Ex.: 
Viveiros com 3 x 3 x 2m (Comprimento x Largura x Altura)
ou
Viveiros com 4 x 2 x 2m (Comprimento x Largura x Altura)

Essa dimensão de viveiro para 50 filhotes crescerem um pouco, é um ambiente legal ou esta subestimado/superestimado?
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos