Diamante Mandarim - Guia Básico para Criação e Reprodução.
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr 2024 - 9:56Eduardo Machado
Esse sou EUSex 12 Abr 2024 - 19:17Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr 2024 - 9:24Mariana Machado
Tópico com dicas sobre fibra e torneio.Sex 12 Abr 2024 - 9:19Eduardo Machado
Porque as aves não desequilibram quando dormem?Sex 12 Abr 2024 - 9:12Eduardo Machado
Certificado A3Qui 4 Abr 2024 - 9:38Mariana Machado
Certificado SISPASS- IBAMA A3Qui 4 Abr 2024 - 9:33Mariana Machado
Boleto SispassQui 4 Abr 2024 - 9:31Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Luan Lacinta
Luan Lacinta
Moderador Exóticos
Moderador Exóticos
Mensagens : 246
Pontos : 367
Reputação : 51
Data de inscrição : 07/03/2015
Idade : 31
Localização : Sobral Ceara

Diamante Mandarim - Guia Básico para Criação e Reprodução. Empty Diamante Mandarim - Guia Básico para Criação e Reprodução.

Sáb 1 Out 2016 - 0:02
O Diamante Mandarim 




nome científico é Taeniopygia guttata, foi um dos pássaros de gaiola mais populares por mais de 100 anos! Eles são originários da Austrália e pertencem a família Estrildidea. Na natureza, eles são resistentes pássaros de grama, vivendo em grupos e procriando em colônias. Lá, eles ocupam terras com gramas e arbustos, savanas secas, áreas abertas, pastos e terras cultivadas, comendo principalmente semente de grama que eles encontram no chão. 








Características Físicas do Diamante Mandarim 








Os pássaros Diamante Mandarim alcançam o tamanho de 10 cm. Suas cores normais ou cores selvagens contém muitas áreas distintamente coloridas. Os machos têm bochechas Coloridas. A garganta é pintada de preto e branco, e bem abaixo tem uma coleira preta; A parte de baixo do corpo é branca, enquanto os lados são avermelhados com pontos brancos. A fêmea é similar, embora não tão colorida quanto o macho. Os lados de sua cabeça. garganta e parte de cima do peito são cinza, e os lados do corpo são cinza escuro. O bico do macho é alaranjado avermelhado e o bico da fêmea é geralmente mais claro. Hoje, com procriação seletiva, você consegue encontrar o Diamante Mandarim numa variedade de cores e padrões que incluem arlequim, castanho-amarelado e branco. Mandarins são naturalmente encontrados em cerca de 90% da Australia.




Diamante Mandarim - Guia Básico para Criação e Reprodução. Sexo-diamante-mandarim-diferencas

Aqui podemos ver, a fêmea a esquerda, e o macho a direita.


A Alimentação do Diamante Mandarim 


Comida fresca e água devem ser fornecidos diariamente. Uma boa mistura de sementes para canários suprem suas necessidades de semente de grama e painço, estando disponível prontamente nas lojas de animais. Eles são muitos mais vegetarianos que a maior parte dos pássaros que comem sementes, por isso sempre devem ser oferecidos muitas verduras, sementes, frutas, painço, legumes e até aveia. Eles também vão precisar de proteína, como por exemplo larvas de tenébrio e ovos. 
Barrinhas de semente com mel, frutas e vegetais são legais para seu pássaro, assim como nutritivos. Você pode deixar uma vasilha com areia limpa e própria para pássaros, bem como osso de siba, que é um ótima fonte de cálcio, que dá ao seu pássaro um bico firme e ajuda as fêmeas no momento da reprodução. O cal presente no osso também ajuda na digestão.


Gaiolas e Acessórios Para o Diamante Mandarim 


O Pássaro Diamante Mandarim têm uma grande necessidade de movimento. Uma gaiola com espaço horizontal para vôo é melhor que uma gaiola vertical. Uma gaiola com 70 cm por 50 de altura é um bom tamanho. Coloque a gaiola em um local bem ventilado, porém, deve-se estar longe de correntes de ar, ficando apoiada n parede ao nível dos olhos. Deve ser um local bem iluminado, mas deve estar longe de portas e janelas onde a exposição direta de luz do sol pode superaquecer o Mandarim. Forneça dois ou três poleiros de madeira macia. Galhos de árvores com tamanhos similares podem ser bons poleiros e vão ajudar a aparar as unhas naturalmente. Forneça vasilhas separadas de comida, água, verduras e legumes. Coloque papel no fundo para ficar mais fácil efetuar a limpeza. Os Diamantes Mandarins preferem um lugar fechado para dormir à noite. Cocos e ninhos de madeira, iguais ao de periquito australiano, funcionam bem.




Criação em Colônia 


Diamante Mandarim se dá bem em aviários ou gaiolas coletivas, contudo devem ser deixados juntamente com outros pássaros semelhantes, e nunca com Psitacídeos, como agapórnis e periquitos. Vasilhas com comida, água, grãos e água para banho devem ser fornecidas junto com ninhos e poleiros. Ramos com bastante folhas, grama alta ou junco, e arbustos densos fazem o espaço mais agradável para os Diamantes, além de fornecer material para os ninhos.


Manutenção do Diamante Mandarim 


Embora o Diamante Mandarim precise de pouco tempo no cuidado, um ambiente limpo, bem como comida fresca e água limpa diariamente é o mínimo necessário para prevenir doenças. Um cuidado básico da gaiola inclui limpeza diária das vasilhas de comida e da água. Lavagem semanal dos acessórios do aviários, incluindo os poleiros também é recomendado. 


Comportamentos Sociais do Diamante Mandarim 


O Diamante Mandarim vão se aproximar para conhecer você e até mesmo confiar em você, mas eles não vão se tornar íntimos. Mandarins vivem naturalmente em bandos, eles são muitos sociais e devem ser mantidos em pares, não sozinhos. Mas, se você mantiver muitos pares, eles vão bicar uns aos outros se o local estiver superlotado.


Criando e Reproduzindo o Diamante Mandarim 


Os Diamantes procriam facilmente, mesmo em gaiolas pequenas. Eles demonstram comportamento de reprodução durante todo o ano, tais como escolher o local dos ninhos, coletar materiais, e cortejar a fêmea. O tamanho de uma gaiola de procriação deve ser pelo menos 30cm quadrados de espaço para cada pássaro. Os ninhos devem ter aproximadamente 10cm X 10cm X 10cm. Se você for reproduzir o Diamante Mandarim em viveiros coletivos, forneça dois ninhos para cada casal, e eles devem ser colocados o mais alto possível e separados dos outros ninhos. Também forneça muito material macio. O macho faz a maior parte do trabalho de construção de ninho. Para reproduzir os pássaros devem ter pelo menos 9 meses de idade, de forma a evitar problemas com a postura dos ovos e pais imaturos. A fêmea poderá botar de 4 a 6 ovos. O macho e a fêmea vão alternar o processo de chocar os ovos, que irão eclodir com cerca de 12 a 14 dias. Ambos os pais vão alimentar os recém-nascidos. Neste período, forneça verduras frescas diariamente, e alimentos macios, tais como pão molhado no leite, ovo cozido, ou cenoura ralada. Os filhotes de Diamante Mandarim deixam o ninho com aproximadamente 4 semanas depois que eles nascem, e em 5 ou 6 semanas poderão ser separados completamente dos pais.


Potenciais Problemas na Criação dos Diamantes Mandarins.


Os Diamantes Mandaris são pássaros fortes e quase todas as doenças possíveis estão ligadas a uma dieta imprópria ou ambiente sujo. Eles são também suscetíveis ao frio, e devem ser mantidos a um temperatura superior a 18°C. Uma dieta balanceada e espaço para voar podem prevenir muitas doenças. Conheça seus pássaros e observe por mudanças drásticas como indicação de uma possível doença. Alguns sinais de doenças para se prestar atenção são manchas que não são pretas e brancas, penas que estão arrepiadas, falta de apetite, respiração ruidosa, sonolência e voar baixo.
Algumas das doenças comuns e ferimentos que o seu Diamante Mandarim pode contrair são asas ou pernas quebradas, feridas abertas, bicos e unhas crescidos mais que o normal, penas atrofiadas, queda de penas, cãibras de confinamento nas pernas por estar em uma gaiola muito pequena, perda de peso, apoplexia de calor, choque, concussão, aglutinação de ovos, diarreia, ácaro, resfriados, calvície, pernas escamosas, olhos inflamados, tumores, e constipação. Primeiro você pode tentar isolar seu pássaro numa “gaiola hospital” onde você deve cobrir todas as partes da gaiola, menos a frente, e adicionar uma lâmpada para manter a gaiola na temperatura constante de 30°C. Remova todos os poleiros e coloque os pratos de comida e água no chão. Se você não notar melhora dentro de poucas horas, leve seu pássaro ao veterinário para diagnóstico e tratamento.




Onde Comprar o Diamante Mandarim 


Os Mandarins são prontamente encontrados na industria de animais de estimação com sua coloração normal (ou selvagem), bem como nas cores arlequim, castanho-amarelado e branco. Por se reproduzirem tão facilmente em cativeiro, acabam por ser passarinhos bem baratos.
Particularmente eu prefiro comprar de criadores, pois você tem garantia de que esta comprando uma aves 100% saudável.


____________________________________________________

Diamante Mandarim - Guia Básico para Criação e Reprodução. 14azjiv
Curta minha Página: Criadouro Lacinta.
Bruno Machado
Bruno Machado
Estagieiro exótico
Estagieiro exótico
Mensagens : 152
Pontos : 254
Reputação : 34
Data de inscrição : 27/05/2015
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro

Diamante Mandarim - Guia Básico para Criação e Reprodução. Empty Re: Diamante Mandarim - Guia Básico para Criação e Reprodução.

Dom 2 Out 2016 - 14:22
Ótmo tópico, eu só incluiria uma coisa "Mandarins são extremamente irritados, se você tocar no ninho deles, eles se irritam e abandonam" kkkk


:lol!:
Luan Lacinta
Luan Lacinta
Moderador Exóticos
Moderador Exóticos
Mensagens : 246
Pontos : 367
Reputação : 51
Data de inscrição : 07/03/2015
Idade : 31
Localização : Sobral Ceara

Diamante Mandarim - Guia Básico para Criação e Reprodução. Empty Re: Diamante Mandarim - Guia Básico para Criação e Reprodução.

Seg 3 Out 2016 - 13:18
Bruno, isso nunca ocorreu cmg kkk
até pq sempre troco os ovos verdadeiros por de plástico


____________________________________________________

Diamante Mandarim - Guia Básico para Criação e Reprodução. 14azjiv
Curta minha Página: Criadouro Lacinta.
Bruno Machado
Bruno Machado
Estagieiro exótico
Estagieiro exótico
Mensagens : 152
Pontos : 254
Reputação : 34
Data de inscrição : 27/05/2015
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro

Diamante Mandarim - Guia Básico para Criação e Reprodução. Empty Re: Diamante Mandarim - Guia Básico para Criação e Reprodução.

Seg 3 Out 2016 - 13:26
Luan Lacinta escreveu:Bruno, isso nunca ocorreu cmg kkk
até pq sempre troco os ovos verdadeiros por de plástico
Comigo sempre acontece, se eu encostar no ninho, a fêmea se irrita e larga o ninho, ai agora eu nem toco mais na gaiola, ai ela anda chocando todos os ovos.


:lol!:
tadeu kozlowski
tadeu kozlowski
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/10/2016
Idade : 46
Localização : tibagi

Diamante Mandarim - Guia Básico para Criação e Reprodução. Empty Re: Diamante Mandarim - Guia Básico para Criação e Reprodução.

Ter 4 Out 2016 - 9:36
Bom dia amigo,sou um entusiasta na criação de ave,e fui enganado pelo sr Jose augusto frau fiquem esperto com esse cidadão golpista.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos