canário belga chiando
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
qual época melhor para choca Ontem à(s) 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTAROntem à(s) 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
Esse sou EUTer 23 Abr - 9:23Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
marcio melo
marcio melo
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior
Mensagens : 106
Pontos : 165
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/01/2012
Localização : rio grande do sul

canário belga chiando Empty canário belga chiando

Qui 31 maio - 23:26
Boa noite aos amigos, estou com certo problema , meu belga esta com um chiado meio estranho , até diminuiu o canto, disseram que poderia ser alguma casca de painço trancada na garganta dele , mas estou com duvida. Algum dos amigos pode me ajudar ?
avatar
Convidad
Convidado

canário belga chiando Empty Re: canário belga chiando

Qui 31 maio - 23:39
Olá, já reparou se o canário apresenta rouquidão ?

Você tem que nos passar mais informações, o Canário estala o bico, passa o bico exageradamente no poleiro, espirra, abre o bico e passa a língua, o chiado é do tipo cornetinha ?

Abraços.
marcio melo
marcio melo
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior
Mensagens : 106
Pontos : 165
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/01/2012
Localização : rio grande do sul

canário belga chiando Empty Re: canário belga chiando

Sex 1 Jun - 8:23
ele parece estar engasgado com alguma coisa, e sim abre o bico e passa a lingua, ja notei ele passando e lingua na gaiola, até achei meio estranho,estou bem preocupado , muito bom passaro, canta muito e agora esta bem parado. È um chiado meio cornetinha sim.

ABRAÇO;
THIAGO MELLO
THIAGO MELLO
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 1936
Pontos : 2095
Reputação : 59
Data de inscrição : 26/03/2012
Idade : 35
Localização : MINAS GERAS

canário belga chiando Empty Re: canário belga chiando

Sex 1 Jun - 8:40
olha so parece ser acaro de traqueia....

olha so vamus explicar oque é :
ÁCAROS DE TRAQUÉIA
Os Acáros de Traquéia(S.Tracheacolum) são pequenos parasitas, especialmente das vias respiratórias superiores, que podem ser vistos até mesmo à olho nu ou com auxílio de uma lupa. Irritam a mucosa das àreas que atacam tais como: traquéia, pulmões, sacos aéreos, chegando mesmo à atingir os ossos pneumáticos. Eles ao atacarem essas àreas nas quais se instalam, produzem lesões pois, alimentam-se de sangue(HEMATÓFAGOS), causando patologias por si só e abrindo caminho para infecções por bactérias, vírus, fungos e mycoplasmas oportunistas. Quando da incidência desse problema deve-se melhorar o sistema de ventilação pois, com uma melhor ventilação, melhoramos a aeração e circulação de ar eliminando partículas em suspensão no ar do criadouro. Os ácaros em um criadouro podem ser trazidos por aves novas introduzidas¹ e que não tenham sido submetidas à quarentena em ambiente separado do criadouro ou por correntes de ar mal distribuídas ou podem existir naturalmente no ambiente, onde alimentam-se de detritos e de maneira oportunista, podem infectar as aves. Um excesso de população também pode levar à problemas de má qualidade do ar pois, aumenta a quantidade de partículas em suspensão no ar do criadouro. Uma forma de tratamento é o uso da Ivermectina(Ivomec® ) e outro método é o uso de inseticida aerosol à base de piretrinas, tipo SPB® . O inseticida deve ser desse tipo pois, é menos tóxico. O método é simples, coloca-se a(s) ave(s) em uma gaiola, cobre-se a gaiola e aplica-se um ou dois jatos do inseticida dentro da gaiola para que a(s) ave(s) inalem o produto durante uns cinco minutos. Esse método mostra-se eficiente, especialmente como tratamento de emergência em aves já parasitadas por ácaros.
Os principais sintomas são:
Dificuldade respiratória.
Tosse e a ave emite sons como gemidos, dando a impressão que está engasgada.
A ave perde a voz.
A ave abre muito o bico e o limpa constantemente no puleiro.
Em casos de infestação extrema pode ocorrer a morte da ave por asfixia mecânica.

As formas de se evitar esse tipo de "inimigo" da saúde nossas aves são:
Um bom manejo higiênico do criadouro.
Quarentena de novas aves.
Aplicação de produto preventivo como, por exemplo, a Ivermectina, que combate não só o ácaro de traquéia, mas, também outros endo e ectoparasitas. Boa ventilação e renovação do ar, mas, sem correntes de ar passando diretamente pelas gaiolas, pois, essas correntes podem carrear ácaros e outros agentes infectantes.
Isolamento de aves infestadas do ambiente do criadouro, aliás, para qualquer patologia deve-se retirar o indivíduo do criadouro.
Eliminação das aves mortas, de preferência incinerando-as.
É possível que a água de bebida seja uma fonte de infestação, portanto, temos que ter cuidado com a higiene dos bebedouros.

Minha experiência com Ácaros de Traquéia
Vou descrever a experiência mais recente acontecida no Criadouro de Canários de um amigo. Algumas aves começaram a tossir e agirem como se estivessem engasgadas. Passados alguns dias 06 aves morreram. Ele ligou relatando-me o fato e como não podia, naquele momento, ir até o seu criadouro, o aconselhei á levar 02 aves que apresentavam os mesmos sintomas a um veterinário, nosso conhecido, que tem especialidade em aves. O diagnóstico² foi ácaro de traquéia. O tratamento recomendado foi o uso do SBP®, como descrito acima. Agora estamos fazendo também uma nova aplicação da Ivermectina³, fazendo a aplicação, repousando 15 dias e repetindo a aplicação. Os grandes vilões nesse caso foram encontrados:
1 - Excesso de aves no criatório.
2 - Má ventilação.
Esses problemas são facilmente resolvidos com a diminuição da população de aves no criadouro (ou aumento do criadouro em si para comportar a população requerida) e com uma melhoria da circulação do ar.
Conclusão
Devemos ter cuidado com o manejo e sanidade de nossos plantéis e criadouros pois, descuidos e falta de atenção para detalhes como: a correta ventilação, higiene, quarentena ,etc.; podem ser o diferencial entre o fracasso e o sucesso na criação. Devemos sempre procurar orientação profissional, pois, teremos maior precisão no diagnóstico e no tratamento, conseguindo assim, melhores resultados e eliminando os agentes causadores das anormalidades e patologias.
Notas:
1 - Além dos passeriformes também afetam outras espécies como pinzones, agapornis e outros psitacídeos. Não é recomendável ter várias espécies em um mesmo ambiente se pretendemos realizar uma quarentena rigorosa.
2 - Seria interessante também realizar um diagnóstico diferencial para o Syngamus trachea(verme vermelho de traquéia), para ter-se precisão no tratamento. Se bem que o tipo de tratamento é o mesmo para ambos os parasitas, apesar da menor gravidade com relação ao S. trachea por tratar-se de um nematóide.
3 - Com relação à dosagem específica da Ivermectina, existem estudos que dizem que não devemos ultrapassar 0.1ml/kg. Existem relatos de que o uso em dosagens incorretas pode causar cegueira em bois, cães, e tem sido observada em aves pequenas. Mas, o que temos observado na prática em anos de criação de canários é que não houve um único caso desses em vários plantéis.


espero ter te ajudado.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a
Graça de Deus não irá
protegê-lo."
avatar
Convidad
Convidado

canário belga chiando Empty Re: canário belga chiando

Sex 1 Jun - 10:51
marcio melo escreveu:ele parece estar engasgado com alguma coisa, e sim abre o bico e passa a lingua, ja notei ele passando e lingua na gaiola, até achei meio estranho,estou bem preocupado , muito bom passaro, canta muito e agora esta bem parado. È um chiado meio cornetinha sim.

ABRAÇO;

Olá,

Pode ser várias coisas, duas delas são Ácaros dos sacos aéreos e Ácaros da asma fole.

O mais certo a fazer é levar o seu alado ao Veterinário, mas em caso de não haver um em sua cidade, você pode tratar pingando duas gotas de Ivomec Pour On na cocha (Retire duas peninhas e pingue) e tb aplicar no bico duas gotas de Garasone uma vez ao dia durante 5 dias, o garasone vai da uma aliviada no alado.

O Ivomec Pour On você pode aplicar novamente depois de 15 dias da primeira aplicação.

Ps: Durante o tratamento com o Ivomec Pour On não pode colocar a banheira de banho. Vem sempre nos dando noticias do alado durante o tratamento, e tem que começar o tratamento rápido.

Abraços.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos