tudo sobre trinca ferro (pixarro)
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Esse sou EUHoje à(s) 9:03Eduardo Machado
qual época melhor para choca Qui 25 Abr - 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTARQui 25 Abr - 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
aleffy arnaldo
aleffy arnaldo
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior
Mensagens : 138
Pontos : 183
Reputação : 23
Data de inscrição : 23/03/2013
Localização : sorocaba

tudo sobre trinca ferro (pixarro) Empty tudo sobre trinca ferro (pixarro)

Sáb 15 Jun - 22:18
achei este documentario sobre tf é resolvi abrir um tópico, pois percebi que tem muita jente novata com dificuldade espero ajudar todos


Saiba tudo sobre o Trinca Ferro


O Trinca Ferro verdadeiro, cujo nome Científico é Saltator Similis, é um dos pássaros silvestres mais apreciados e criados no Brasil, na natureza ele é encontrado da Bahia até o Rio Grande do Sul. Devido a sua distribuição o Trinca Ferro acabou recebendo outros nomes, como bico-de-ferro, tempera viola, pixarro, pipirão, estevo, papa-banana (SC), titicão, tia-chica, chama-chico, João Velho e Pixarro. Eles vivem à beira da mata, tanto nas baixadas como nas montanhas.



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Eles têm o corpo de cor olivácea, cabeça acinzentada, garganta ocre-clara, peito e abdome cinzento-oliváceo, lavado de ocre no meio. Ele é onívoro, ou seja, sua dieta baseia-se em frutos silvestres e insetos, podendo alimentar-se também de pequenos vertebrados, inclusive atacando ninhos de outras aves para alimentar-se de ovos e filhotes. Chegam a ter cerca de 20 cm de comprimento e não apresentam diferenças visuais entre machos e fêmeas. É uma ave extremamente territorialista, onde o macho dominante, através de seu canto extremamente alto, tenta manter afastado outros machos que tentam adentrar seu domínio, essa característica torna o Trinca Ferro um alvo fácil de traficantes de animais.



Com 01 ano de vida os Trinca Ferros estão prontos para reproduzir, sendo que eles fazem ninhos em arbustos a 01 ou 02 metros do chão usando gravetos e folhas grandes, o período reprodutivo vai de agosto a novembro e as fêmeas botam de 02 a 03 ovos que são encubados entre 10 a 15 dias após o inicio do choco. O Trinca Ferro têm um canto forte e melodioso, muito apreciado por quem gosta de pássaros canoros.



Aprenda a reproduzir com sucesso o Trinca Ferro



















O Trinca Ferro pode ser reproduzido em cativeiro através de duas formas de criação, a monogamia (sistema onde há formação do casal, onde os dois ficam responsáveis por alimentar os filhotes) ou da poligamia (sistema onde um macho é utilizado para cobertura de mais de uma fêmea). Independente do sistema que você escolher, existem algumas dicas que são muito úteis.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



O Trinca Ferro é muito territorialista, sendo aconselhável deixar o casal junto apenas na época de reprodução. Antes de juntar o casal, é necessário que o criador realize uma aproximação entre macho e fêmea, o chamado “namoro”. Neste namoro, recomenda-se deixar macho e fêmea se escutando, para que ouçam os ruídos e piados um do outro. A fêmea irá escutar o canto do macho e irá se sentir atraída.



O local aonde for ser feita a criação deve ser bem claro e arejado, evitando colocar a gaiola em locais com cantos retos como nos cantos das paredes, evitando assim acúmulo de poeira, penas e restos de alimentos que podem atrapalhar a saúde e a reprodução dos pássaros. A fêmea realiza de 02 a 03 posturas por temporada, botando de 02 a 03 ovos por postura.Os ovos serão incubados por 13 dias e os filhotes podem ser separados da mãe aos 35 dias de idade.



Existem ninhos prontos que você pode comprar e colocar para a fêmea, basicamente o ninho pode ser feito de bucha ou sisal, com diâmetro de 10,5 cm e 6 cm de profundidade. É importante fornecer raízes, sisal cortado em pedaços de até 8cm ou fibras de folha de coqueiro, para que a fêmea possa melhorar e deixar o ninho do seu gosto. A maioria das fêmeas acaba deixando pouco material no interior do ninho, contudo outras podem encher muito o ninho, deixando um espaço bem pequeno.


Se a criação for feita no sistema da monogamia você deverá deixar o casal junto, eles irão acasalar e ambos irão tratar dos filhotes, mas tome cuidado pois não são todos os machos que querem ajudar a fêmea e nem todas as fêmeas que permitem que o macho as ajude. Se você optar pela poligamia, aproxime o casal com calma, juntando o casal apenas quando você tiver certeza que a fêmea irá aceitar a “gala”. Se você simplesmente juntar o casal, poderá acontecer brigas.
MARCELO CORAÇÃO VALENTE
MARCELO CORAÇÃO VALENTE
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 7098
Pontos : 7889
Reputação : 464
Data de inscrição : 10/12/2010
Idade : 49
Localização : Rio de Janeiro /RJ, tropa de elite.
http://automobilismo.forumeiro.com/

tudo sobre trinca ferro (pixarro) Empty Re: tudo sobre trinca ferro (pixarro)

Dom 16 Jun - 1:24
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos