Cuidado silvestre
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Pintasilgo pode comer Paiço?Sex 10 maio - 22:03Eduardo Machado
Saiba Tudo Sobre a Criação de Sabiá LaranjeiraSex 10 maio - 20:00Eduardo Machado
Saiba Tudo Sobre a Criação de AzulãoSex 10 maio - 19:58Eduardo Machado
Como voce conheceu o forum ?Sex 10 maio - 19:57Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTARSex 10 maio - 19:57Eduardo Machado
DICAS DE COMO ENSINAR TRUQUES PARA MINHA AVESex 10 maio - 19:56Eduardo Machado
como melhorar o canto dos canarios belgaSex 10 maio - 10:24Eduardo Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Face
Ir para baixo
Mendonça
Mendonça
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 81
Pontos : 109
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Cuidado silvestre Empty Cuidado silvestre

Ter 25 Nov - 13:37
Para quem interessar possa, estou transcrevendo o que foi publicado no Diário Oficial de 19/11/14 aqui do Estado do Rio de Janeiro:
 
Adaptação: Nova Lei Normaliza o Manejo, Reprodução e Aquisição de Pássaros Silvestres no Estado do Rio de Janeiro
 
CUIDADO SILVESTRE
 
Habitat de 730 espécies das aves nativas do Brasil, o Rio de Janeiro é o primeiro Estado do país onde a criação amadora de pássaros conta com legislação própria. A atividade, tradição entre mais de 56 mil fluminenses, agora está regulamentada pela Lei nº 6.908/14, do deputado Luiz Paulo (PSDB). A proposta normatiza o manejo de pássaros silvestres do Estado pelos criadores, incluindo reprodução, aquisição, troca e treinamento de animais. O objetivo da lei é trazer as políticas de manutenção da biodiversidade para próximo do Estado sem prejudicar o papel central do IBAMA. Segundo o deputado, o projeto condiz com interesse do Governo Federal em fazer com que a gestão de fauna passe para o nível estadual. "A descentralização é positiva, porque nós somos um país continental. A União tem de delegar competência aos Estados para que, com os diversos órgãos ambientais se equipando, possamos ter uma fiscalização melhor", explica Luiz Paulo.
Entre as normas para o manejo estipuladas estão, por exemplo, a reprodução restrita a 50 filhotes anilhados por ano, a proibição da venda dos animais e a autorização para participarem de exposições e torneios de canto. Esse controle não só assegura o compromisso dos passarinheiros com a preservação ambiental, como possibilita que espécies ameaçadas de extinção sejam reintroduzidas na natureza, como afirma o presidente da Federação dos Ecos Passarinheiros do Estado do Rio de Janeiro (FEEPAERJ), José Flávio Saldanha. "As pessoas perguntam: por que colocar passarinho na gaiola se ele não cometeu crime nenhum? Elas precisam entender que, por causa disso, há espécies, como bicudo, que não se extinguiram", explica José Flávio, que defende a soltura de casais de pássaros em fazendas com o bioma típico da espécie: "É uma tarefa difícil, mas não impossível. Se soltarmos cem pássaros e sobreviverem dez, já será uma vitória, pois esses dez, em algum tempo, serão 200”.
A nova regulamentação também contribui para desmistificar a imagem dos passarinheiros, já que manter pássaros em cativeiro é, muitas vezes, visto como uma prática clandestina. O motorista de ônibus aposentado Sebastião Nunes, criador há mais de 40 anos, é um dos que comemoram o projeto. Membro da Associação de Criadores de Pássaros de Bangu, Sebastião tem um plantel de 87 pássaros – curiós e bicudos – e enfatiza a importância da Lei como outro meio de moralizar a atividade no Estado: “Nós queremos fazer um trabalho com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Eu me dou por satisfeito, porque quero ser conhecido como cidadão, não como traficante”.
O aposentado acredita que hoje não há mais pessoas interessadas em caçar animais da natureza. “Antigamente, as anilhas eram abertas, mas hoje eu não acredito que o passarinheiro queira um pássaro selvagem. Ele vai demorar de dois a três anos para aprendera cantar, enquanto o do cativeiro canta em sei meses”. Também disse que está disposto a limitar a procriação de seus pássaros para permanecer dentro do número máximo estabelecido pela lei, de 100 animais por criador: “Tenho 30 fêmeas de bicudos e 40 de curiós, mas estou diminuindo para me adequar”.
De acordo com a legislação, a criação de pássaros no Rio ficará a cargo do INEA. Até então, os dados dos criadores estavam disponíveis apenas no sistema de cadastro do IBAMA (SISPASS). O GERENTE DE Fauna do INEA, Adilson Gil, alega que é preciso aguardar a resposta do órgão federal para que o gerenciamento estadual aconteça em parceria com o nacional. “Há expectativa na manifestação formal de parte do IBAMA para que sejam iniciados os procedimentos de definição dos parâmetros técnicos de licitação das empresas e a existência de recursos. A vigência da lei trará facilidade, na medida em que agregar benefícios ao meio ambiente”, comentou.


Abraço


Marcos Mendonça
Eduardo Machado
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens : 17323
Pontos : 21962
Reputação : 1522
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 42
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
https://www.criadoresdepassaros.com

Cuidado silvestre Empty Re: Cuidado silvestre

Ter 25 Nov - 20:00
Obrigado por compartilhar , muito interessante ...


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE
Mensagens : 5966
Pontos : 8925
Reputação : 565
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 58
Localização : São Paulo

Cuidado silvestre Empty Re: Cuidado silvestre

Qua 26 Nov - 11:35
Bom dia amigos Criadores de Pássaros !

Mendonça,

Obrigada por nos manter atualizados sobre a "Adaptação: Nova Lei nº 6.908/14 que normaliza o Manejo, Reprodução e Aquisição de Pássaros Silvestres no Estado do Rio de Janeiro.

Lei nº 6.908/14, agora está regulamentada.

Vamos aguardar os resultados e que sejam positivos, tantas Leis, já foram regulamentadas, parece que não tem demonstrado bons resultados.
  
Tem que melhor as condições do IBAMA, para ficar um pouco melhor !

As Leis para nós criadores de pássaros, muitas vezes nos confundi, pela forma que é escrita, a linguagem não é bem clara, deveria escreverem com palavras mais fácil para todos entenderem. 

Eu digo isto, andei pesquisando algumas das Leis atuais para entender melhor e cheguei até colocar em tópicos, acredite acabou confundido o pessoal, alguns entenderam de uma forma e outros de outra.

Entrei num site para tirar algumas dúvidas, sabe qual foi a resposta ?

Resposta: Procure um advogado para interpretar e explicar as Leis. :maluco: 

Tá bom !

Mas mesmo assim obrigada por compartilhar as suas pesquisas !

CÉLIA
Ricardo Brum
Ricardo Brum
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior
Mensagens : 176
Pontos : 209
Reputação : 19
Data de inscrição : 02/10/2014
Idade : 43
Localização : Poá-SP

Cuidado silvestre Empty Re: Cuidado silvestre

Qua 26 Nov - 12:27
Célia bom dia, muito bom esse artigo postado!
Mendonça
Mendonça
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 81
Pontos : 109
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Cuidado silvestre Empty Re: Cuidado silvestre

Qua 26 Nov - 15:00
CÉLIA MARIA CAYRES escreveu:Bom dia amigos Criadores de Pássaros !

Mendonça,

Obrigada por nos manter atualizados sobre a "Adaptação: Nova Lei nº 6.908/14 que normaliza o Manejo, Reprodução e Aquisição de Pássaros Silvestres no Estado do Rio de Janeiro.

Lei nº 6.908/14, agora está regulamentada.

Vamos aguardar os resultados e que sejam positivos, tantas Leis, já foram regulamentadas, parece que não tem demonstrado bons resultados.
  
Tem que melhor as condições do IBAMA, para ficar um pouco melhor !

As Leis para nós criadores de pássaros, muitas vezes nos confundi, pela forma que é escrita, a linguagem não é bem clara, deveria escreverem com palavras mais fácil para todos entenderem. 

Eu digo isto, andei pesquisando algumas das Leis atuais para entender melhor e cheguei até colocar em tópicos, acredite acabou confundido o pessoal, alguns entenderam de uma forma e outros de outra.

Entrei num site para tirar algumas dúvidas, sabe qual foi a resposta ?

Resposta: Procure um advogado para interpretar e explicar as Leis. :maluco: 

Tá bom !

Mas mesmo assim obrigada por compartilhar as suas pesquisas !

CÉLIA
Célia, boa tarde, não precisa agradecer, é um prazer poder ajudar.
Realmente as leis são muito complicadas para nós leigos no assunto (rsrs), só mesmo os advogados para entender.
Abs

Marcos Mendonça
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos