Cantos de bicudo - Página 2
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Peito seco é doença?Sáb 4 maio - 8:47Eduardo Machado
Disponivel filhote de corrupião Ter 30 Abr - 9:18Eduardo Machado
Esse sou EUTer 30 Abr - 9:05Eduardo Machado
qual época melhor para choca Qui 25 Abr - 16:17Eduardo Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Anuncios

    Nenhum anúncio

    Ir para baixo
    Paulo de T.
    Paulo de T.
    Passarinheiro Recente
    Passarinheiro Recente
    Mensagens : 19
    Pontos : 34
    Reputação : 3
    Data de inscrição : 13/10/2013
    Localização : São Paulo

    Cantos de bicudo - Página 2 Empty Cantos de bicudo

    Ter 30 Dez - 20:58
    Relembrando a primeira mensagem :

    Pessoal, eu gostaria de saber se alguém tem ou sabe onde tem a 'transcrição' das notas do canto do bicudo... por exemplo, em curió tem isso:

    Ana Dias - Samaritá no primeiro canto:

    a) TI TUÍ = 2 notas de entrada de canto
    b) té té = 2 notas de preparação ou ligação
    c) QUIM QUIM = 2 notas de Quim Quim
    d) té té = 2 notas de preparação ou ligação
    e) UIL UIL = 2 notas de Samaritá
    f) té té = 2 notas de preparação ou ligação
    g) QUIM QUIM toi = 2 notas de Quim Quim, seguido da nota Toi
    h) té té = 2 notas de preparação ou ligação
    i) TUÉ TUÉ = 2 ou 3 notas de batida de praia

    Alguém sabe se para bicudo tem alguma coisa do gênero?

    Obrigado

    rafaelmd
    rafaelmd
    Passarinheiro Recente
    Passarinheiro Recente
    Mensagens : 18
    Pontos : 22
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 15/11/2014
    Idade : 39
    Localização : Iporã - Paraná

    Cantos de bicudo - Página 2 Empty Re: Cantos de bicudo

    Qua 7 Jan - 9:10

    Esse está melhor de ouvir
    Agenor B S Jr
    Agenor B S Jr
    Moderador Silvestres
    Moderador Silvestres
    Mensagens : 1153
    Pontos : 1358
    Reputação : 115
    Data de inscrição : 07/02/2011
    Localização : sao paulo

    Cantos de bicudo - Página 2 Empty Re: Cantos de bicudo

    Qua 7 Jan - 12:53
    boa tarde

    para que um passaro aprenda um tipo de canto ele deve ouvir o cd do canto desejado desde o nascimento até que ele aprenda,se não ouvir nada não imitara nada. este som que ele faz ta longe de ser canto
    arrume um aparelho de ensinar canto e ponha o cd que gostar e o deixe em local com pouca iluminação até que começe a aprender canto.

    notas do estilo goiano classico

    Início
                   Notas do Canto Goiano Classico

    Canto Clássico Goiano
    Bloco
    Notas
    Quantidade
    22
    01
    Suim Suim
    2
    Notas de entrada
    02
    Kem  kem
    2
    Gargalhada de entrada
    03
    Ti Ka Ti
    3
    Ligação de canto
    04
    Gãm Que
    2
    Preparação da alteada
    05
    Tim Tim
    2
    Alteada de canto
    06
     Qui Tó
    3
    Complemento de alteada
    07
    Tiá Tió
    2
    Preparação da batida
    08
    Tuí Tiuá Tal
    3
    Batida de canto
    09
    Ti Tu Ti
    3
    Fechamento de canto
    Obs.:
    A) - O Bicudo que no Canto de Entrada, não emitir a Gargalhada de Entrada,
    deverá na Ligação de Canto, bloco 03, emitir (Tché Qui ) e não (Ti Ka Ti ).
    B) - A Gargalhada de Entrada com duas ou mais notas ( Kem  Kem ),  assim
    como a nota (Tal ),  na Batida de Canto ( Tuí Tiuá Tal ), são notas opcionais,
    não sendo requisitos obrigatórios para avaliação.
    C) - Após o fechamento ou arremate de canto no (Ti Tu Ti ),  o Bicudo inicia
    o módulo de repetição no (Quem Quem Quem ), ou seja,  na Gargalhada de
    Divisão, que deverá ser de duas notas ou mais.
    Módulo de Repetição
     
    Bloco
    Notas
    Quantidade
    21
    01
    Quem Quem Quem
    3
    Gargalhada de divisão
    02
    Ti Ka Ti
    3
    Ligação de canto
    03
    Gãm Que
    2
    Preparação da alteada
    04
    Tim Tim
    2
    Alteada de canto
    05
     Qui Tó
    3
    Complemento de alteada
    06
    Tiá Tió
    2
    Preparação da batida
    07
    Tuí Tiuá Tal
    3
    Batida de canto
    08
    Ti Tu Ti
    3
    Fechamento de canto
        
    Fonte : canto e fibra.

    bicudo cantando
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    Jorge Bernardes Netto
    Jorge Bernardes Netto
    Passarinheiro Recente
    Passarinheiro Recente
    Mensagens : 2
    Pontos : 2
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 11/02/2015
    Idade : 68
    Localização : São Paulo

    Cantos de bicudo - Página 2 Empty Re: Cantos de bicudo

    Qua 11 Fev - 19:53
    Vídeo Aula canto bicudo Alta Mogiana Clássico , esta YouTube
    Eduardo Machado
    Eduardo Machado
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR
    Mensagens : 17313
    Pontos : 21952
    Reputação : 1522
    Data de inscrição : 07/12/2010
    Idade : 42
    Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
    https://www.criadoresdepassaros.com

    Cantos de bicudo - Página 2 Empty Re: Cantos de bicudo

    Qua 11 Fev - 22:03


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    avatar
    William Davis
    Pasarinheiro Expert
    Pasarinheiro Expert
    Mensagens : 2069
    Pontos : 2441
    Reputação : 254
    Data de inscrição : 21/09/2012
    Idade : 40
    Localização : Paraná

    Cantos de bicudo - Página 2 Empty Re: Cantos de bicudo

    Qui 12 Fev - 8:39
    CANTO FLAUTA

    O canto flauta reúne uma enorme variedade de dialetos. Alguns muito apreciados por expositores e criadores. Caracteriza-se por apresentar peculiaridades próprias em termos de notas, melodia e voz ressonada - gutural, ou seja, com a capacidade de aumentar a duração e a intensidade das notas, flauteando-as, sendo esta característica a marca registrada da grande complexidade do canto.
    Para ser considerado um canto flauta de qualidade superior deve apresentar andamento de canto moderado, melodia, maviosidade e notas nítidas. Deve apresentar, ainda, um número mínimo de 12 notas, podendo chegar a vinte ou mais notas, de preferência não repetitivas.
    São notas típicas dos cantos flautas o Cro-Co-Til, Tulin-Tulin, Ca-Ca-Tim, Coím-Coím e Goim-Goim-Goim.
    São considerados deficientes os cantos com voz metálica, rouca, muito fina, muito grossa ou com chiado, distorção nas notas, emissão de várias vezes a mesma nota, com inclusão de notas típicas de outros pássaros ou de outras categorias de canto, que não apresentem uma nítida divisão de canto e os que apresentam interrupção no canto.
    Também são penalizados os cantos que incluem notas de defeitos comuns aos demais cantos de bicudo tais como: oi, voí, boi, tuíu, tchau-tchau e demais notas dissonantes.
     

    CANTO CLÁSSICO ALTA MOGIANA

    O interior paulista reúne há muito tempo grande quantidade de criadores e admiradores do canto dos bicudos. Também no triângulo mineiro a criação de bicudos sempre foi bastante difundida.
    A estrada de ferro que ligava Campinas à Brasília, passando por cidades mineiras como Uberaba, Uberlândia e Araguari e por Goiânia, promoveu a partir de 1968 grande integração entre os admiradores dos bicudos destas regiões.
    Muitos bicudos foram transportados pela linha Bandeirante da Companhia Mogiana.
    Essa integração causou alguma miscigenação nos dialetos do canto de bicudos das regiões circunvizinhas à ferrovia. Observou-se que um canto se sobressaía entre os pássaros dessa região, com notas de entrada Suim-Suim e gargalhada de divisão de canto Quem-Quem-Quem. Esse canto inicialmente foi chamado de Canto Ribeirão.
    Mais tarde a ferrovia, que acabou conhecida popularmente como Alta Mogiana emprestou seu nome ao canto, que passou a ser chamado de Canto Alta Mogiana.
    No início da década de 80 os aficionados pelo canto dos bicudos e organizadores de torneios deram início à elaboração de documentos para a regulamentação da avaliação do bicudos nas provas de canto clássico. Os primeiros regulamentos já contemplaram a categoria Canto Alta Mogiana.
    Muitos bicudos se destacaram nessa categoria de canto, mas nenhum igualou a marca do Bicudo Fiote. Em 1987, com seu primeiro proprietário, Sr Jorge Boeris, antes mesmo de completar 2 anos, ainda maracajá e disputando com bicudos pretos, tornou-se campeão nacional. Não se tem notícia de outro bicudo que tenha alcançado um título nacional tão jovem. Adquirido pelo Sr Celso Jardim, em 1992, foi campeão nacional da categoria Alta Mogiana Sem Repetição nos anos 93, 94 e 95. No ano seguinte, já de posse do Sr Ednei Davi, de Indaiatuba-SP, conquistou mais um título nacional.
    Com a gravação de seu canto, Fiote constituiu um marco, estabelecendo uma linha de canto que produziria muitos outros campeões. O Bicudo Fênix, que possui um dos CDs gravados mais vendidos, aprendeu com uma gravação do Fiote e reproduz com perfeição as notas e a seqüência melódica do canto do mestre.
    Poderíamos citar muitos outros exemplos de pássaros de destaque que apresentam essa linha de canto. O certo é que muitos títulos nacionais foram e ainda serão conquistados por bicudos que apresentam canto Alta Mogiana da linha Fiote.
     



    Canto Clássico Alta Mogiana

    Bloco

    Notas

    Quantidade

    34

    01

     Suim Suim

    2

    Notas de entrada

    02

    Kem  kem

    2

    Gargalhada de entrada

    03

     Ti Qué Ti

    3

    Ligação de canto

    04

    Gam Tuí

    2

    Preparação

    05

    TuéTiá Tió

    3

    Variação

    06

    Ti Té

    2

    Batida

    07

    Ti Ti

    2

    Variação

    08

    Gam Ti Qué Ti

    4

    Ligação

    09

    Gam Tuí Tué Til

    4

    Variação

    10

    Ti Tu Ti

    3

    Preparação

    11

    Gam Ti TéTi

    4

    Batida

    12

    Quem Quem Quem

    3

    Div de canto ou fecha

     

     

     

    Obs:

     

    Após a divisão de canto ou fechamento com duas ou mais notas
    ( Quem Quem Quem), o Bicudo inicia o módulo de repetição no
    no (Ti Qué Ti ),  ou seja,  na  Ligação de Canto.


     

     

     

    Módulo de Repetição

     

    Bloco

    Notas

    Quantidade

    30

    01

     Ti Qué Ti

    3

    Ligação de canto

    02

    Gam Tuí

    2

    Preparação

    03

    TuéTiá Tió

    3

    Variação

    04

    Ti Té

    2

    Batida

    05

    Ti Ti

    2

    Variação

    06

    Gam Ti Qué Ti

    4

    Ligação

    07

    Gam Tuí Tué Til

    4

    Variação

    08

    Ti Tu Ti

    3

    Preparação

    09

    Gam Ti TéTi

    4

    Batida

    10

    Quem Quem Quem

    3

    Div de canto ou fecha

     

    CANTO CLÁSSICO GOIANO

    No Nordeste do estado de Goiás foram capturados bicudos nativos que mostravam muita fibra e se destacavam nos torneios por apresentarem algumas notas típicas em seu canto, que chamavam a atenção na roda.
    Esses bicudos se tornaram conhecidos como goianos e tiveram grande aceitação pelos criadores de Minas Gerais e de São Paulo. Do Distrito Federal esses bicudos já desapareceram. Em algumas regiões do Vale do Paranã ainda é possível ouvi-los cantar, protegidos dos agrotóxicos pela vegetação ciliar.
    A essência da melodia do seu canto se aproxima do Alta Mogiana aos ouvidos menos experientes, e, durante muitos anos os torneios não separavam a avaliação de um e de outro canto.
    O Canto Goiano possui um andamento típico, cadenciado, com notas destacadas e grande harmonia. Apresenta as notas de preparação da alteada Gam - Kem e as da alteada Tim - Tim como marcas registradas de seu canto. Se um bicudo não der a alteada não poderá ser considerado de canto goiano. As sonoridade das notas de preparação da alteada só encontram par nos cantos flauta. Alguns apresentam uma gargalhada no início do canto. Outros não. Porém todos dão a alteada.
    A criação em cativeiro, com produção pássaros voltados às disputas de fibra relegou ao segundo plano esse canto. Como é complexo, com grande número de notas e andamento mais cadenciado, esse canto apresenta pouca produtividade nas rodas de fibra. Atualmente poucos criadores se dedicam à sua preservação.
    A criação da modalidade Canto Clássico Goiano nos torneios oficiais representa um novo estímulo para os apreciadores desse canto.
    Muitos bicudos se destacaram nessa modalidade de canto. O mais conhecido foi o Batuque. O Batuque nasceu em Brasília, em 1976, na casa do Sr Moacir Santos. Nas rodas de fibra chegou a superar bicudos lendários, como o Napoleão e o Sobe-e-Desce. Faleceu em Cuiabá no ano de 1990, em posse do Sr Alex Serra.
    Batuque teve seu canto gravado e comercializado em fitas e CDs, permitindo o aprendizado de muitos filhotes. O bicudo Araçá, que aprendeu cantar com uma gravação do canto do Batuque, e possui um timbre espetacular, talvez seja hoje o melhor representante dessa linha de canto. O Araçá está em posse do Dr Ferdinando de Menezes e vive no Criadouro O Araçá, em Cornélio Procópio-PR.
     



    Canto Clássico Goiano

    Bloco

    Notas

    Quantidade

    22

    01

    Suim Suim

    2

    Notas de entrada

    02

    Kem  kem

    2

    Gargalhada de entrada

    03

    Ti Ka Ti

    3

    Ligação de canto

    04

    Gãm Que

    2

    Preparação da alteada

    05

    Tim Tim

    2

    Alteada de canto

    06

    Tó Qui Tó

    3

    Complemento de alteada

    07

    Tiá Tió

    2

    Preparação da batida

    08

    Tuí Tiuá Tal

    3

    Batida de canto

    09

    Ti Tu Ti

    3

    Fechamento de canto

    Obs.:

    A) - O Bicudo que no Canto de Entrada, não emitir a Gargalhada de Entrada, deverá na Ligação de Canto, bloco 03, emitir (Tché Qui ) e não (Ti Ka Ti ).

    B) - A Gargalhada de Entrada com duas ou mais notas ( Kem  Kem ),  assim
    como a nota (Tal ),  na Batida de Canto ( Tuí Tiuá Tal ), são notas opcionais,
    não sendo requisitos obrigatórios para avaliação.


    C) - Após o fechamento ou arremate de canto no (Ti Tu Ti ),  o Bicudo inicia
    o módulo de repetição no (Quem Quem Quem ), ou seja,  na Gargalhada de
    Divisão, que deverá ser de duas notas ou mais.


    Módulo de Repetição

    Bloco

    Notas

    Quantidade

    21

    01

    Quem Quem Quem

    3

    Gargalhada de divisão

    02

    Ti Ka Ti

    3

    Ligação de canto

    03

    Gãm Que

    2

    Preparação da alteada

    04

    Tim Tim

    2

    Alteada de canto

    05

    Tó Qui Tó

    3

    Complemento de alteada

    06

    Tiá Tió

    2

    Preparação da batida

    07

    Tuí Tiuá Tal

    3

    Batida de canto

    08

    Ti Tu Ti

    3

    Fechamento de canto

     

     

     

     

     

     

    DEFEITOS NO CANTO DOS BICUTOS

    Há um entendimento sobre vários defeitos e deficiências no canto do bicudo para efeito de disputa de torneios de canto.
    Esses defeitos são apenas considerados nas categorias Canto Flauta, Canto Clássico, Alta Mogiana e Canto Clássico Goiano, devendo ser observado o número de vezes, a intensidade e a posição em que eles ocorrem.
    Já na categoria Canto Livre (peito de aço), como não existem notas padronizadas, o bicudo poderá cantar qualquer tipo de dialeto, porém, emitir somente notas de bicudo em seu canto, não podendo emitir notas de outros pássaros.
    Citamos alguns dos principais defeitos e deficiências no canto do bicudo:

    1. Voz deficiente, muito fina ou muito grossa, rouca, metálica ou com chiado;

    2. Deficiência de andamento (velocidade do canto);

    3. Deficiência de divisão de canto separando o módolo de repetição do canto propriamente dito;

    4. Canto estalado (notas secas e não melódicas);

    5. Mistura de canto (inclusão de notas de outros pássaros);

    6. Perdidas (distorções das notas);

    7. Corte de canto ( interrupção de canto);

    8. Remontar notas (emitir a mesma nota várias vezes);

    9. A presença de notas ou seqüência de notas tais como: Oi, Voí, Boi, Tuíu, Cafí-Cafí, Tchau-Tchau e demais notas dissonantes;

    fonte:/www.criatoriopenapreta.com.br
    Ir para o topo
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos